terça-feira, 27 de novembro de 2012

[RESENHA] Os Filhos de Húrin




 Autor: J. R. R. Tolkien 
Editora: Martins Fontes 
Ano: 2011 
Páginas: 338 
ISBN: 9788578271985 

Sinopse: "A história tem seu lugar na Primeira Era, seis mil anos antes dos eventos narrados em O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragcamente entrelaçados. A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth sentia por eles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin." 


Resenha:

Olá leitores, há três meses atrás tive a felicidade de encontrar esse livro jogado em uma biblioteca pública da minha cidade, não pensei duas vezes e peguei emprestado para ler, o livro de páginas levemente amareladas e com algumas ilustrações de paisagens lindas que fazem imaginar como seria viver naquela era. É uma leitura muito mágica. Não é um livro qualquer, ele conta como era antes do Senhor dos Anéis, no começo confesso que não fiquei muito empolgada com a leitura, mais o livro realmente me surpreendeu.

 Uma historia muito mais complexa do que o Senhor dos Anéis no aspecto de interpretação pois um dos filhos de Húrin muda constantemente de nome, o que causa as vezes certa confusão no decorrer da história.  O livro tem um aspecto meio sombrio e narra a trajetória trágica e amaldiçoada vida de dos irmãos filhos de Húrin, Túrin e Nienor, na verdade a história se focaliza mais a Túrin. 
Depois que seu pai foi preso pelo vilão Melkor o senhor das trevas, Túrin foi mandado para a terra dos elfos para ficar a salvo, muitos anos depois Túrin cresde vai em busca de aventura na Terra Média, mas ele não tem muita sorte, na verdade ele tem má sorte, sempre acaba trazendo a desgraça a aqueles que estão ao seu lado, principalmente para sua irmã Nienor, que acaba reencontrando ela muitos anos depois.

Uma leitura intensa, mágica cheia de conflitos entre homens e elfos, anões e orcs em meio de guerras, mas também existe amor, sofrimento, dor e desgraça, faz o leitor realmente ficar preso e desejar ler mais, saber o final de cada personagem. 

O responsável pela organização do livro foi o filho de Tolkien, no final do livro tem uma explicação de como foi o processo de produção. 

O livro é ótimo, tem aquela fantasia que só Tolkien é capaz de criar,para fãs ou não fãs de senhor dos anéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Critique, elogie, de sujestões...
Sua opinião é muito importante!