terça-feira, 8 de janeiro de 2013

[RESENHA] O Mágico de Oz

Autor: L. Frank Baum
Editora: Leya
Ano: 2011 
Páginas: 192
ISBN:  I9788580440355
Sinopse: A história traz como acontecimento inicial um ciclone que acaba levando Dorothy e seu cãozinho Totó para o país de Oz, lá Dorothy começa uma aventura para se encontrar com o grande mágico de Oz, pois segundo os moradores desse peculiar mundo ele é o único capaz de leva-la de volta para sua casa, no Kansas.
 S L. Frank Baum criou nesta obra personagens belos, repletos de carisma e fantasia, impossíveis de serem esquecidos. O Mágico de Oz foi publicado originalmente em 1900.



Resenha: 


Olá leitores!

Ao abrir o livro me deparei com uma frase que descreve exatamente o que eu penso toda vez que leio um livro.


"Todo jovem nutre um amor profundo e instintivo por histórias fantástica, maravilhosas e assumidamente irreais."



O livro é um clássico infantil sem duvida, a a capa é toda colorida que chama atenção logo de cara, com algumas ilustrações de um desenhista que se intitula apenas como:  Alvim.

A história é cheia de magia e de fantasia, tendo como personagem principal Dorothy, uma garota que vive no Kansas com seus tios onde tudo é triste e sem cor, um dia foi surpreendida por um tornado que arrastou ela junto com a sua casa e com seu cão tótó para o mundo de oz, onde tudo é colorido e existe uma cidade verde, a cidade de esmeraldas onde vive o grande Oz. De escrita bastante fácil, pode ser lido rapidamente.


"... um cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo." (pag.47)



Sem querer ao chegar a esse mundo totalmente desconhecido ela acaba matando a bruxa má do leste, assim acaba ganhando a gratidão do povo daquela região conhecidos como Munchkins e os sapatos que a bruxa má do leste usava (sem saber que eles são mágicos).  

Dorothy só quer saber de voltar para o Kansas para junto de seus tios, então ela começa uma longa caminhada em busca do grande e poderoso mago Oz, pela estrada de tijolos amarelos, só ele podera ajudar Dorothy a voltar para o Kansas.
Pelo caminho ela acaba encontrando um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um leão covarde, juntos eles vivem grandes perigos e aventurar, são capturados pela bruxa má do oeste, que Dorothy sem querer acaba derretendo ela literalmente,conhecem a frágil cidade de porcelana (sim, a cidade toda é feita de porcelana e seus habitantes também)


Oz que é considerado um grande mago mas não é nada disso, as coisas nunca são o que parecem ser.


Dorothy e seus amigos passam por muitas coisas desde a afrentar bruxas más, macacos alados, uma floresta sombria. Tem bruxas más, bruxas boas, macacos alados, uma plantação de papoulas que te fazem adormecer, ao ler esse livro me senti criança novamente por ele conter uma pureza e inocência que nos dias de hoje é muito difícil de encontrar, seja em um livro ou nas pessoas - Não vou contar o final por que quero estimular a curiosidade dos leitores, mas digamos que no final tudo dá certo, não como Dorothy e seus amigos imaginavam mais cada um consegue o que queria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Critique, elogie, de sujestões...
Sua opinião é muito importante!